Qualidades do Alho Para a Saúde – como viver bem

Já faz bastante tempo que muita gente utiliza ervas e especiarias, especialmente aqueles de elevada qualidade, como sustento ou chás para prevenir e tratar diversos tipos de distúrbios.

Estudos novos demonstraram que o consumo regular do alho elimina as bactérias de nosso organismo. Também é ótimo para combater bactérias e micro-organismos perigosos, por ser um forte antibiótico natural.

Estas propriedades trabalham como “armas secretas” na hora de proteger o corpo e, o especial de tudo é que, além de saudáveis, produtos como o alho baratos, assim podem ter os seus benefícios aproveitados pelas pessoa, independente do orçamento.

O alho é muito conhecido para impedir gripes e resfriados, especialmente consumido sob a forma de chás. No entanto, outro destaque é que pode ser aproveitado como um afortunado estimulante do apetite, também ajuda na digestão de alimentos, diminui a acidez estomacal, e melhora a circulação (o que ajuda o coração a funcionar bem). Também é um bom defensor do fígado e da vesícula, mantendo-os saudáveis e resistentes.

Vantagens Em Consumir Alho Em Jejum

Acredita-se que alguns de seus efeitos terapêuticos venham dos produtos como enxofre, como é o caso da alicina, uma enzima sulfúrica que também é considerada a responsável por lhe proporcionar seu odor característico. Outros compostos que são bons para a saúde, inclui os oligossacarídeos, proteínas ricas em arginina, selênio e flavonoides.

Consumindo o alho em jejum é uma boa forma de desintoxicar o organismo, pois suas propriedades, como já foi dito reforça o organismo. Assim consumido de forma contínua e a longo prazo, conseguimos prevenir alguns tipos de distúrbios infecciosas, diabetes e problemas relacionados aos nervos incluindo estados depressivos.

Devemos atentar que para que as qualidades que o alho oferece, tenha melhor eficácia ou aproveitamento; devemos consumi-lo preferencialmente cru, uma vez que ao cozinha-lo perde-se muitas de suas valiosas características.

Apesar de Ser Muito Substancioso, Contém Pouquíssimas Calorias

No entanto as pessoas que evitam alimentos que possuem muitas calorias, essa é uma magnífico notícia, afinal, quando a comida é deliciosa e nutritiva, no entanto é muito calórica, é vital diminuir o consumo. Com o alho, porém, as coisas são diferentes.

Uma pequena porção dele contém muito poucas calorias, ou seja, possui menos 40 calorias. Por outro lado possui grandes quantidades de vitamina B6, proteínas, vitamina C, manganês, selênio, fibras, ferro, cobre, potássio, cálcio, fósforo e vitamina B1.

O consumo mais adequado é um dente de alho amassado ao dia junto com a comida. Existe a alternativa por cápsula, como óleo de alho (extraído a frio). É aconselhado em média, 2 cápsulas de 250 mg por dia (como geralmente é comercializado). O mercado também disponibiliza cápsulas sem odor.

Outras Qualidades do Alho – como viver bem

Além dos qualidades já informados, alguns estudos demonstraram que o alho tem mais de 150 efeitos positivos para a saúde, especialmente se for consumido cru. Ao ser esmagado, ativa-se o alicin, seu principal agente terapêutico, os efeitos deste agente perdura por, no máximo, 1 hora. Desta forma para ativar suas propriedades medicinais, o ideal é espremer um novo dente com uma colher antes de consumir ou colocar no seu suco verde.

Uma das forma de como viver bem, é ficar prudente quanto às pessoas que são alérgicas ao alho, pois podem ter efeitos contrários como flatulência, diarreia, mau hálito, irritações gástricas e náuseas.

Também Contém Antioxidantes Poderosos

Já se conhece que os radicais livres, causados pela oxidação, contribuem no ação de envelhecimento. A boa notícia é que o alho igualmente contém antioxidantes que auxiliam os mecanismos de proteção do corpo contra os danos da oxidação.

Doses elevadas de alho aumentam enzimas antioxidantes em pessoas, e ao mesmo tempo diminuem o estresse oxidativo em pacientes com pressão arterial elevada.

Quando conseguimos combinar os efeitos de redução do colesterol e da pressão arterial, junto como as propriedades antioxidantes; podemos ajudar a prevenir distúrbios cerebrais comuns, como a doença de Alzheimer e demência.

Conclusão:

Nós sabemos que o odor é bem desconfortável e, por isso, o mais recomendado é usar apenas uma pequena quantidade. O mais indicado é ingerir com outros alimentos como pão. No mais, é só aproveitar todos as qualidades do alho para a saúde, que são:

Impede às bactérias robustas a medicamentos;
Reduz do risco de distúrbios cardíacas, como ataques do coração e embolia;
Ajuda a baixar o colesterol e a pressão arterial;
Previne doenças como o câncer, incluindo dos pulmões, cérebro e próstata;
Diminui o perigo de osteoartrite.

Receitas Caseiras Com Alho

Depois de entendermos todas estas qualidades do alho, que tal duas receitas muito faladas e utilizadas?

1 – Chá de Alho

Ingredientes:

2 ou 3 dentes de alho cortados em pedaços bem pequenos;
4 copos de água.
Como fazer:

Adicione os copos de água em uma panela e acrescente os dentes de alho, deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente de 10 minutos. Apague o fogo e deixe a bebida esfriar um pouquinho. Se quiser pode coá-la, mas o chá deve ser tomado quente. Uma xícara por dia no inverno é o suficiente para precaver a gripe.

2 – Xarope de Alho Com Mel

Outra receita muito utilizada, é unir os benefícios do mel e do alho.

Ingredientes:

10 dentes de alho;
1 copo de mel de abelhas (335g);
1 frasco de vidro com tampa.
Como fazer:

Triture os dentes de alho para que eles fiquem bem pequenos. Em seguida, acrescente o mel no frasco de vidro e coloque os alhos picados. Feche o frasco e deixe em um lugar com pouca luz e umidade durante uma semana. Deste modo você terá um xarope abastado em características para sua saúde e ótimo para tratar ou prevenir a gripe.

É melhor ingerir uma colher de sopa em jejum, diluída em água morna ou sozinha. Tente fazer o tratamento com o xarope por, pelo menos, 7 dias seguidos, dando um intervalo de duas semanas até voltar a tomá-lo.

Você já usou o alho alguma vez para tratamento de gripe e resfriado? Você gostaria de acrescentar algo como uma nova receita ou experiência própria? Deixe aqui em baixo seus comentários.

Obrigado por lerem o artigo, até a próxima!

Deixe uma resposta